Campanha pelo parto normal - Abramge

Campanha pelo parto normal

Autoria: Da Redação
13 de Março de 2008

Até recentemente o Brasil detinha a liderança mundial em cesarianas, superando em muito o índice preconizado pela Organização Mundial de Saúde que é de 15%. Em algumas maternidades, atinge níveis superiores a 80%.

De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar, em 2005, a média de cesarianas foi de 75,60% nas operadoras de planos de saúde. O parto, exceto o de alto risco, é um acontecimento natural, com vantagens para a mãe e para o filho. É mais seguro, de menor sofrimento para a gestante, de recuperação imediata, amamentação instantânea, não deixa cicatriz nem trauma perineal e é de maior interação entre a mãe e o bebê.

Consciente do seu papel social, a Abramge - Associação Brasileira de Medicina de Grupo, que desde 1999 vem discutindo o assunto e desenvolvendo ações no sentido de privilegiar o parto normal, como o fez por meio dos seus tradicionais prêmios de Medicina e de Jornalismo, instituiu o programa Parto É Normal em que se intensifica a campanha para redução dos níveis de cesáreas em suas empresas associadas, as que melhor se situam dentre os vários segmentos da saúde suplementar, conforme quadro abaixo.

Nesse sentido, vem promovendo um Road Show por todo o país, tendo sido agendada para o próximo dia 28 a etapa de Belo Horizonte, em que propõe um processo educativo e de mudança comportamental, para privilegiar o parto normal. Entre os incentivos, esse programa prevê a entrega de delicado pingente folheado a ouro para as gestantes que optarem pelo parto normal, que será distribuído pelas operadoras de planos de saúde associadas à Abramge.

Fonte: Abramge http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7830&Itemid=44