ABENFO - MG




ABENFO-MG
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS SEÇÃO MINAS GERAIS
Rua Antônio Bandeira, nº1060

Centro de Parto Normal - Bairro Tupi
Belo Horizonte – MG – CEP: 31.844-130

Fone: (31) 3408-2215 – Fax: (31) 3433- 1601
ABENFO-MG

ABENFO – O que é?
A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO) é originária da Associação Brasileira de Obstetrizes (ABO), fundada em 04 de agosto de 1954.
Congrega obstetrizes e especialistas na área de saúde da mulher e do recém-nascido.
É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter sócio cultural, técnico-científico e político. Tem abrangência nacional.

PRINCIPAIS FINALIDADES:
Congregar profissionais da área promovendo a tomada de consciência sócio-política dos integrantes.
Representar a enfermagem obstétrica e neonatal.
Realizar treinamentos e cursos que favoreçam a melhoria da assistência à saúde da mulher e do recém-nascido.
Articular com outras entidades, instituições e ONGs mecanismos para defesa de políticas de saúde que favoreçam a assistência integral, com qualidade à saúde da mulher e da criança no contexto brasileiro.
Participar em movimentos de defesa da cidadania e questões de gênero.
Oferecer consultoria técnica no planejamento de programas para atendimento nas áreas de saúde da mulher e da criança.

POR QUE A ENFERMAGEM OBSTÉTRICA?
Os enfermeiros obstetras ou obstetrizes são profissionais de nível universitário com especialização em obstetrícia. São legalmente habilitados para a assistência à gestação e parto normal e capacitados para avaliar riscos e complicações que possam surgir.
Pesquisas realizadas em todo mundo demonstram resultados favoráveis em relação à atuação da enfermagem obstétrica. Em países como a Holanda, 45% dos partos são assistidos por obstetrizes. O Departamento de Saúde do Reino Unido recomenda que pelo menos 1/3 dos partos devam ser assistidos por obstetrizes. Também nos EUA o percentual de partos assistidos por enfermeiros obstetras aumentou nos últimos anos. A Organização Mundial de Saúde reconhece o enfermeiro obstetra ou obstetriz como um profissional apropriado para assistência à gestação e parto normais.
A atuação dos enfermeiros obstetras na gestação e parto normal está sendo estimulada e apoiada pelo Ministério da Saúde, para contribuir com a melhoria da assistência obstétrica no Brasil, marcada por altas taxas de cesarianas, mortes maternas e mortes infantis.
Não se trata de substituir o médico pelo enfermeiro obstetra, mas sim de trabalhar em equipe, onde cada um atua de acordo com sua competência, visando uma assistência de qualidade.
COMPROMISSO:
O maior compromisso da enfermagem obstétrica é a melhoria da qualidade de assistência à saúde das mulheres e crianças deste país, contribuindo com a redução da morbimortalidade materna e perinatal e com a maior satisfação dos usuários do SUS.


Maiores esclarecimentos
Para maiores informações entre em contato com ABENFO-MG (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras de Minas Gerais) através do telefone 31-3408-2215